Como definir as funções do porteiro em seu turno de trabalho?

O cargo de porteiro é muito antigo e dificilmente vai acabar mesmo que a quantidade no modo eletrônico aumente, porque sempre é bom ter uma figura pessoal para receber as pessoas. Assim é um cargo com sua função bem definida.

definir as funções do porteiro

A necessidade de um porteiro não somente tem haver com condomínios, mas com vários tipos de estabelecimento, quer residencial ou não. Por isso temos no ramo de prédio e hotelaria, porteiro de fábrica, hospitais, clínicas e etc.

Então você pode notar que o ramo de porteiro é muito requisitado e tende a crescer mesmo em meio a tanta tecnologia.

Diante disso, veremos as funções de um porteiro. Mas se quiser saber mais, a melhor opção seria fazer um curso de porteiro.

Vamos conferir?

Como definir as funções do porteiro em seu turno de trabalho?


Sem dúvida o porteiro é uma grande figura no condomínio, ele é a porta para os visitantes, normalmente as pessoas podem achar que ele é como um cartão de visita. Dessa forma, passará boa ou má impressão do lugar, dependendo de seu atendimento.

O porteiro é os olhos da empresa e, mesmo não sendo o segurança ou vigia do local, nele é depositado confiança para que não passe alguém indesejado e alerte os moradores de alguma situação ruim que possa haver.

A quantidade de porteiros segundo um levantamento da Relação Anual de Informações Sociais (Rais/2006) o Brasil tinha mais de 413,7 mil roteiros registrados, onde São Paulo possuía 149 mil dessa parcela. Então você pode observar que há muitos neste cargo.

Qual é a função do porteiro


Diante do que até agora foi exposto, qual a função do porteiro? Podemos apresentar três questões importantes, como zelar pela estabilidade e harmonia no cumprimento do dever e da ordem local, controle de acesso de pessoas e veículos, receber correspondência.

Então está ai os pilares, agora você verá mais detalhadamente algumas funções.

Controle de acesso. Essa é a principal tarefa de um porteiro, porque ele deve ver o nome da pessoa que está querendo entrar e que ele deseja visitar, logo depois deve se comunicar com o morador e confirmar a entrada da pessoa.

Além disso, é importante informar que isso deve ser feito sem a necessidade de deslocamento e que se for necessário o morador veja pela câmera quem é a pessoa, para sim autorizar ou não o acesso.

Receber correspondência e entregas. A entrada e saída de mercadorias e correspondências numa empresa ou num prédio são muito comuns, por isso existe uma triagem na portaria antes de os moradores receberem.

Depois da triagem o porteiro distribui para cada morador as correspondências e entregas. Mas no caso de alguma entrega de alimento o morador deve ser solicitado para buscar na portaria, isso diminuirá o fluxo de pessoas que não moram no prédio.

Controle de prestadores de serviço. A quantidade de solicitação desses serviços é muito grande como instalação de redes de internet, então o que o porteiro deve fazer é se comunicar com o morador e confirmar a solicitação do trabalho.

Isso evitará erros desnecessários, como condomínio errado e bandidos disfarçados de prestadores de serviço, contribuindo com mais segurança no local.

Está bem atento a situações de emergências. O porteiro deve ser os olhos do prédio atento às pessoas suspeitas, pessoas presas no elevador e usar os sistemas de segurança e ter números de emergência.

Atividades do porteiro


As atividades do porteiro envolvem uma série de coisas, são atribuições pessoais de seus deveres em cada tipo de estabelecimento que trabalha.

Então você saberá algumas agora mesmo, vamos lá

  • O porteiro deve cumprir as ordens recebidas, para isso precisa conhecer cada uma delas para fazer.
  • Deve receber e também se inteirar-se e depois cumprir as orientações recebidas.
  • Tem o dever de confeccionar o livro e o relatório de ocorrências, orientar os visitantes como prestadores de serviço.
  • Esforçará para obter o melhor controle possível, permitindo ou negando a entrada de pessoas e veículos, registrando quem entra e quem sai, inspecionar.
  • É muito importante que saiba guardar o que é recebido, tendo bom registro e limite do guarda volumes. Além disso, deve receber e controlar e registrar as chaves do claviculário.
  • Inclusive terá muitas correspondências que devem ser controladas e distribuídas, e deve atender interfones e telefones.
  • Além disso, é importante que saiba operar nos sistemas de segurança, como os portões de entrada, alarmes e cancelas, manter uma vigilância aos arredores, mas não como se fosse um vigia, porque as funções são diferentes.
  • Também deve ser um auxiliar em todo sistema de proteção, contribuído com os demais, como os vigias, segurança. Além de desligar as luzes necessárias do local.

O que não é função de um porteiro


Muitos acham que o porteiro está ali para todo tipo de trabalho que é solicitado, mas não é bem assim.

Dessa forma, porteiro não é segurança nem vigia, não está ali para ajudar alguém a carregar sacolas nem levar encomendas para morador, não pode resolver problemas profissionais de outros ramos, como elétrica, encanamento, mecânica e etc.

Além disso, o porteiro não deve realizar rondas, cuidar de crianças, consertar equipamentos, oferecer segurança ostensiva, levar comida para um morador, andar armado etc.

Curso de porteiro


Diante de tudo que foi apresentado sobre a função de um porteiro é importante um curso para que assim fique mais fácil chegar na função e colocar em prática, por isso há muitos cursos gratuitos para você fazer online.

No curso você aprenderá a lidar com pessoas mais vulneráveis e outros tipos mais, também aprenderá a fazer o controle de acesso de mercadorias, como prestadores de serviço.

Também saberá lidar com todo o controle de entrada e mexer nos equipamentos que tem haver com a restrição ou não de acesso e com a segurança.

O curso se for pago normalmente não passa dos 150 reais e vale muito a pena para o seu currículo, tendo um certificado. Assim as empresas contratam melhor.

Entretanto, é possível encontrar cursos online com certificado, que acabam por serem bem em conta e rápidos de fazer.

Conclusão


Esse artigo mostrou muita coisa sobre a função de um porteiro, cada detalhe aqui apresentado é importante e você conhecerá através de um curso.

Você nota que não é um serviço simples, complexo muitas vezes, mas vale a pena, porque é só aprender e executar.

Então, você deseja ingressar nesta área? Notou como ela é importante desde muito tempo e que ainda está contratando muita gente?

No mais é isso, qualquer dúvida estou à disposição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem