Entenda a norma NR7

Entenda a norma NR7 e sua importância para segurança dos trabalhadores

Ninguém está livre de acidentes, não é mesmo? Infelizmente, não é possível prever quando vamos nos deparar com algum incidente, seja em casa, na rua, no trânsito, no trabalho…    

Sem dúvida, nessas horas quem tem um curso de primeiros socorros pode ser de extrema serventia, podendo até salvar vidas.

Assim, é sempre bem-vindo em uma empresa, aquele profissional que tenha no currículo o curso de primeiros socorros, ou o curso de NR7.

Embora, na maioria das vezes, devido a sua causalidade, os primeiros socorros sejam realizados por pessoas comuns, sua aplicação precisa de conhecimento técnico e prático, justamente, para que o efeito não seja o oposto, preservando a integridade física da vítima.

Assim, é preciso que os empregadores percebam a importância de prepararem seus colaboradores para os procedimentos legais de primeiros socorros na sua empresa, investindo em um curso de NR7.

NR7 é uma obrigatoriedade nas empresas

Para quem não sabe, é uma imposição legal as empresas, de qualquer porte, manterem um kit de primeiros socorros.

Essa obrigatoriedade é determinada pela Norma Regulamentadora nº 7 (NR 7), que estabelece que seja implementado nas empresas e ambientes de trabalho o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, estabelecido pela Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho (MT).

Conforme a norma, de acordo com a atividade desenvolvida no estabelecimento, é necessário possuir equipamento de prestação de primeiros socorros adequados.

Nesse sentido, sai na frente, na disputa por vaga, aquele funcionário que tiver no currículo um certificado de primeiros socorros, ou seja, um curso de NR7.

kit de primeiros socorros

De acordo com a NR 7, o kit de primeiros socorros deve variar de acordo com as atividades da organização.

Empresas com riscos menores de acidentes, podem contar com um kit com os seguintes itens:

  • ataduras,
  • algodão,
  • fita crepe,
  • esparadrapo,
  • tesoura de ponta arredondada,
  • gaze,
  • antissépticos,
  • luvas
  • pinça para procedimentos.

Certamente, as empresas devem avaliar a complexidade dos riscos em potencial para as atividades exercidas, podendo acrescentar mais itens ao kit, como:

  • talas de imobilização,
  • coletes,
  • colares.

Cursos de NR7 online valem a pena?

Certamente, um curso de NR7 online não poderá contar com a parte prática, mas, mesmo assim, ele é super útil e bem-vindo em qualquer empresa, principalmente, quando o profissional apresentar um certificado.

Portanto, ganha pontos em qualquer empresa, o profissional que apresentar no currículo um curso de NR7.

Treinamento para manipular o kit

Se engana quem pensa que manipular todos os itens do kit é simples, na verdade, alguns deles podem ser até bem complicados, por isso, o indicado é definir um colaborador da empresa, o qual ficará responsável pelo atendimento, sendo preciso, no caso, oferecer a ele um bom treinamento de emergência.

Vale ter em mente que agir de forma assertiva no caso de um acidente pode ser determinante para a vida da vítima, evitando riscos de sequelas e, até mesmo, de morte.

Onde fazer o curso de NR7

O curso de NR7, assim como todas as NRs, é de responsabilidade do empregador, no entanto, o empregado pode fazer um curso livre para ter um diferencial no currículo.

No entanto, vale saber que o curso livre não substitui o curso básico de NR7 oferecido por lei pelas empresas.

Uma dica para quem quer sair na frente é investir em cursos online, como os oferecidos pela plataforma Cursos Online Grátis, e cursos como o da norma nr13 ou um curso básico de NR7 podem ser ótimas escolhas.

A plataforma Cursos Online Grátis já é reconhecida por seus cursos nas mais variadas áreas, inclusive em diversas outras NRs, por isso, quem procura por alguma plataforma que ofereça cursos gratuitos, de qualidade, além de um certificado com validade em todo território nacional, a Cursos Rápidos Grátis pode ser a solução.