Perícia Forense: conheça mais sobre a área!

A Perícia Forense é uma área de atuação onde muitos que se interessaram viram na televisão os personagens desvendando mistérios e resolvendo crimes, tornando a área mais conhecida. Mas para atuar na área, os profissionais precisam adquirir muito conhecimento, o que não é visto na televisão.
 
Pericia-forense

Caso queira seguir na profissão de Investigação Forense e Perícia Criminal, será necessário entrar em um curso superior, onde os candidatos devem estudar, em média, dois anos e meio. Mas dependendo da instituição que você decidir se matricular, o tempo de graduação pode variar.

A grade curricular do curso de Perícia Forense é composta pela apresentação das leis que fazem parte da ciência forense, a aquisição do aprendizado de como elaborar perícias, pareceres e laudos e outras atividades que são exigidas neste setor de trabalho.

Os interessados em ingressar nesse curso de graduação podem encontrá-lo nas principais instituições superiores do Brasil através dos seguintes nomes: Perícia e Genética Forense, Perícia Criminal e Biologia Forense e outros.
 

O que é a Perícia Forense?


Os profissionais da área de Investigação Forense são responsáveis por analisar e desvendar as pistas que são deixadas na cena do crime, documentação e acidentes. Sendo assim, os profissionais dessa área precisam estudar constantemente, assim como desenvolver novas técnicas para analisar e interpretar as cenas criminais, assim como seguir a intuição nos casos para que sejam resolvidos com eficiência.

Existem vários fatores e procedimentos que os investigados da Perícia Forense devem seguir para reunir e analisar todas as pistas, produzir laudos e realizar outras atividades essenciais para desvendar os crimes.

Mas é muito importante compreender que todos os investigadores criminais irão atuar na área conforme solicitação das autoridades competentes, assim como os processos judiciais que fazem parte das investigações criminais.

Sendo assim, a investigação irá depender da autorização de advogados, juízes, policiais e outras autoridades.
 

Quais conhecimentos são necessários?


Os profissionais da área de Perícia Forense precisam possuir alguns conhecimentos básicos para seguir no ramo. Uma das melhores opções que um graduando da área pode fazer é seguir em uma pós-graduação e adquirir novas técnicas e conhecimento para que possa atuar melhor no mercado de trabalho.

A pós-graduação é recomendada para os formandos em diferentes cursos, como química, biologia, fotografia e outras opções que façam parte das opções de pós do curso de Perícia Forense.

Mas antes de seguir em uma pós-graduação, tente conversar com um profissional que já passou por ela para ter acesso a algumas dicas essenciais e maiores detalhes de como funciona.

Isso porque, a opção é diferente conforme a instituição escolhida para graduação no curso de Perícia Forense. Em alguns casos, a carga horária da pós é de 360 horas, onde é necessário que o aluno siga algumas disciplinas.
 

Qual é a grade curricular do curso de Investigação Forense?


A maioria dos estudantes do curso de Investigação Forense são pessoas que já atuaram na área de segurança e desejam crescer na carreira. Os formandos de cursos superiores, como biologia, química, direito e outros cursos também podem se interessar em realizar esse curso. Ao se matricular em um curso de Investigação Forense, os graduandos seguem em uma jornada com duração mínima de 18 meses.

O período pode variar de acordo com a instituição de ensino superior que o estudante estiver matriculado. As modalidades de seguir os semestres podem variar, mas as instituições normalmente oferecem a possibilidade de assistir às aulas de maneira presencial, semi-presencial ou através da EAD.

Os estudantes devem escolher a melhor modalidade para o seu caso, analisando a disponibilidade, necessidade e locomoção. A carga horária e a grade curricular também podem variar de acordo com a instituição de ensino que os interessados optarem. Mas algumas disciplinas são comuns nos cursos de Perícia Forense de nosso país, confira quais são elas:
 
  • Análise de Documentos
  • Balística Forense
  • Criminalística
  • Direito Penal Aplicado
  • Medicina Legal

Entre outras disciplinas exigidas na maioria das grades curriculares do curso. Para verificar todos os conhecimentos que serão ensinados aos estudantes do curso de Perícia Forense, confira a grade curricular do curso através da instituição de ensino que vai ingressar.
 

Quais são os desafios e as responsabilidades dessa área?


Os profissionais da área de investigação forense devem ter um psicológico forte, pois as cenas que irão presenciar em seu cotidiano são, infelizmente, fortes. A responsabilidade e a mente devem ser mantidas nesse ramo. Isso porque, um pequeno erro pode acabar responsabilizando um inocente pelos crimes cometidos, deixando o verdadeiro culpado solto.

É necessário que um perito tenha todas as habilidades e atendam as responsabilidades de seu cotidiano, pois o ambiente de trabalho pode exigir muito desses profissionais. Mas os melhores podem se destacar no mercado.

Algumas das principais habilidades que os profissionais desse setor devem possuir é ser um bom observador, trabalhar com dedicação e agilidade, ter conhecimento em diferentes áreas e, principalmente, ser corajoso.
أحدث أقدم