Como fazer uma avaliação de imóvel por escrito

Como fazer uma avaliação de imóvel por escrito?

Quando você faz uma avaliação de imóveis, você pode, e deve, ter uma avaliação por escrito para validar o trabalho feito.    

Mas, o que seria uma avaliação de imóvel por escrito? Ainda, quem é o profissional responsável por emitir essa avaliação?

Então, para saber como e quem faz a avaliação de imóvel por escrito, deixe aqui o seu comentário.

Como fazer uma avaliação de imóvel por escrito?

Para entender como fazer a avaliação de imóvel por escrito, antes de mais nada é preciso entender como é feita a avaliação de imóveis.

Então, a avaliação de imóveis pode ser feita por diversos motivos, mas, principalmente para compra e venda de imóveis.

E o seu objetivo é determinar o real valor do imóvel. Mesmo que esse não seja o valor pelo qual ele está à venda, por exemplo.

Portanto, o valor do imóvel é quanto ele realmente vale no mercado imobiliário, e isso é determinado de acordo com diversos fatores.

Um dos principais fatores que afetam o valor do imóvel é a sua localização. Pois, cada região possui uma média de preço, mesmo que ele varie muito de imóvel para imóvel.

Por isso, o valor do imóvel é diretamente dependente da sua localização, de acordo com a mobilidade na região, o lazer, a segurança, e muito mais.

Mas, as características do imóvel também afetam muito, e é aí que entra o trabalho de avaliação do imóvel.

Pois, o seu valor irá variar de acordo com o seu tamanho, o número de cômodos, a disposição desses cômodos, e até os seus móveis e decoração.

Entretanto, não é só isso. É preciso avaliar as condições atuais do imóvel. Pois, muitos imóveis que são avaliados são usados, e é preciso ver a conservação do imóvel.

Portanto, o profissional que irá fazer a avaliação deve ver o estado dos cômodos, das paredes, do telhado e de todas as áreas que podem ser críticas caso estejam prejudicadas.

Isso inclui verificar toda a parte elétrica da casa, assim como todo o encanamento. Portanto, tudo isso faz parte da avaliação, e irá determinar o seu valor.

O que é a avaliação de imóvel por escrito?

Então, uma vez feita a avaliação de imóveis por um profissional capacitado, ele deve fazer ela por escrito, que é o laudo de avaliação de imóveis.

Ou seja, é um documento que terá todo o detalhamento do imóvel, assim como o seu real valor, sendo assim um documento oficial para comprovar o valor do imóvel.

Então, esse documento é feito para garantir que a negociação do imóvel seja feita corretamente, e respeitando o seu real valor, para que nenhuma das partes saia prejudicada.

Ainda, é um laudo, ou relatório, que deve ser feito de acordo com as normas da ABNT, e muitas vezes é até exigido na hora de compra e venda de um imóvel, mas pode ser feito em outros casos também, como por exemplo, indenização.

Quem faz avaliação de imóveis?

Muitas pessoas têm a impressão de que é simples fazer a avaliação de imóveis, e que com um conhecimento básico sobre o mercado imobiliário é possível. Mas, não é bem assim.

Como foi falado, quem faz a avaliação de imóveis por escrito, ou o laudo, deve ser um profissional capacitado.

Afinal, é necessário fazer o laudo, e a avaliação, de acordo com as normas da ABNT, e para isso, precisa ser um profissional especializado nisso.

Portanto, deve ser um profissional com conhecimento específico em mercado imobiliário e avaliação de imóveis.

Sendo assim, deve ser um profissional que saiba fazer a avaliação de acordo com a NBR 14653 e deve também entender o cenário econômico atual, pois também afeta o valor final.

Existem alguns profissionais que estudam e estejam capacitados para fazer esse serviço e emitir um laudo confiável.

Mas, um dos principais é o perito avaliador de imóvel. Pois, é um profissional que estudou para se especializar nessa área.

Ou seja, o seu trabalho é realizar uma avaliação de imóvel completa e confiável, analisando todos os detalhes que devem ser levados em consideração para determinar um valor para o imóvel estudado.

Para finalizar

Então, agora você sabe tudo sobre a avaliação de imóvel por escrito e a sua importância na hora de saber o valor de um imóvel.

Seja essa avaliação para uma compra e venda, ou até mesmo para conseguir financiamento na compra de um imóvel.

Portanto, apenas um profissional especializado no assunto pode realizar um laudo de avaliação de imóveis confiável.

E aí, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe aqui e iremos ajudar.