Mercado de trabalho: quais as principais tendências para 2021?

Se você deseja prestar concursos públicos, mas está inseguro sobre quais são as principais tendências do mercado de trabalho este ano, confira algumas dicas.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é dinâmico e exige uma qualificação permanente tanto de empregadores como de funcionários. Além da formação técnica, empresas de diferentes segmentos econômicos têm valorizado pessoas que demonstram inteligência emocional e capacidade de resolver problemas em grupo.

Em um mundo que sofre mudanças continuamente e que cria novos trabalhos para os quais muitas universidades ainda não oferecem boa qualificação, o processo de escolher uma profissão ou de se atualizar se torna mais complexo. Nesse contexto, surge a busca sobre quais são as principais tendências para aquele momento.

Por isso, se você vai prestar concursos públicos e deseja saber o que está em alta no mercado de trabalho em 2021, confira algumas dicas sobre os fatores que vão marcar este ano.

Trabalho remoto


Essa modalidade de trabalho já era realidade antes da pandemia, mas a chegada do novo coronavírus aumentou em tempo recorde e em escala global o número de profissões e serviços realizados remotamente.

No atual contexto, saber trabalhar desde casa e demonstrar ter experiência nisso é um diferencial no mercado de trabalho. Além de possuir equipamentos eletrônicos indispensáveis, como notebook, os funcionários devem ter organização e disciplina para conseguir desempenhar o trabalho em casa, além de saber preparar o ambiente doméstico para criar um bom ambiente de trabalho.

Do lado das empresas, são valorizadas aquelas que se preocupam em oferecer condições e apoio para que os funcionários realizem home office. Além de equipamentos, elas devem oferecer algum suporte econômico (além do salário) para os funcionários pagarem despesas que antes eram responsabilidade da empresa, como a internet e a conta de luz.

A popularização do trabalho remoto também traz a possibilidade de profissionais se candidatarem a empregos em outras cidades e países. Nesse contexto, é possível que as futuras equipes de trabalho sejam formadas por profissionais distantes fisicamente, o que exige maior capacidade de integração a partir das ferramentas digitais. A concorrência também deve crescer nesse contexto.

Qualificação digital


O desenvolvimento tecnológico é importante há algumas décadas, e a demanda por profissionais qualificados e plataformas virtuais só cresceu nos últimos anos, especialmente a partir das redes sociais e ferramentas de avaliação como o Google Ads.

Por isso, uma boa qualificação digital é um dos requisitos que vai ganhar ainda mais importância em 2021. Procure ficar por dentro das últimas novidades tecnológicas que podem te ajudar a melhorar a forma como você trabalha. As empresas buscam profissionais capazes de levantar informações por conta própria e se manter atualizado.

Competências comportamentais


Não é exatamente novidade que, nas entrevistas, os profissionais dos Recursos Humanos (RH) avaliam bem mais do que o currículo. A necessidade de trabalhar remotamente para inúmeras profissões torna o processo de avaliação mais complexo e as competências comportamentais ganham ainda mais destaque.

Em um contexto desafiador como o da atual pandemia, as empresas buscam profissionais que consigam lidar com desafios, que sejam capazes de se integrar com o time mesmo trabalhando remotamente e que se adaptem às plataformas e meios de organização da empresa. Algumas competências que se tornam tendência nesse contexto são uma boa comunicação, adaptabilidade e pensamento estratégico.

Diversidade


Outra tendência que vem crescendo nos últimos anos e segue com tudo em 2021 é a busca pela diversidade dentro das empresas. Cresce o número daquelas que buscam desenvolver iniciativas para garantir uma maior presença de pessoas pertencentes a grupos minoritários (mulheres, negros, LGBTQI+, indígenas, PCD, entre outros) em seu quadro de funcionários.

Além de ser uma boa estratégia de marketing, esse fenômeno traz benefícios para a empresa, que se torna um espaço capaz de reunir pessoas com experiências e visões diferentes. Isso enriquece o ambiente de trabalho e diversifica as respostas e soluções que a empresa pode oferecer aos seus clientes.
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